thumbnail

PERNAMBUCO RECEBE SEMINÁRIO ESTADUAL SOBRE DEFESA DO SUS

 





Na terça-feira (20/07), Pernambuco participou do Seminário Estadual sobre Defesa do SUS, promovido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e CEAP, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Com a transmissão pelo YouTube do CNS e do Ceap, o evento virtual foi destinado às pessoas que já participaram da 2ª edição das oficinas de formação para o controle social nos estados, lideranças de movimentos sociais, populares e sindicais, além do público em geral. Clique AQUI e assista ao seminário de Pernambuco.

Na programação houve informe da agenda política do Conselho Nacional de Saúde (CNS), com Priscila Viegas; e a apresentação do painel “A Saúde no Brasil em tempos de covid-19: desafios para defesa do SUS”, coordenador Geral da Rede Brasileira de Cooperação em Emergências (RBCE) e membro do FSMSSS, Armando de Negri Filho. Após a exposição do tema, participaram do debate com interação on-line do público presente o Conselheiro Estadual de Saúde e coordenador da Comissão de Educação Permanente do CES/PE Isaac Machado, e a representante da Pastoral da Criança Vânia Lúcia (Pastoral da Criança).


Neste cenário de pandemia de covid-19, o conselheiro Isaac destacou os desafios do SUS, principalmente devido às dificuldades enfrentadas com a gestão do atual governo federal. “O governo federal nega a ciência, não se importa com as pessoas mais vulneráveis e vem desmontando as políticas públicas construídas nesses anos de existência do SUS. Nós, do controle social e movimentos sociais, precisamos nos unir e lutar. Pernambuco não foi menor e nem maior diante do desafio do coronavírus. O CES/PE vem desenvolvendo um formato reuniões remotas, para fortalecer o SUS e dar continuidade as atividades”, comentou.

O Conselheiro Isaac, durante sua fala, defendeu a necessidade do controle social abraçar a pauta das pessoas com deficiência, pois neste período de pandemia inúmeras pessoas encontram-se em dificuldade, seja em relação ao acesso à saúde, bem como outras políticas públicas. Ainda enfatizou a importância de priorizar o processo de imunização para as pessoas com deficiência.

Subscribe by Email

Follow Updates Articles from This Blog via Email

No Comments